Como é bom ter sua visita!!!

Quem sou eu

Minha foto
Cariacica - ES, Bairro Jardim América, Brazil
A clientela de séries iniciais e séries finais do ensino fundamental no horário matutino, e séries finais do ensino fundamental no turno vespertino. A escola foi municipalizada em maio de 2006.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A História Da EMEF Cerqueira Lima

Criada no ano de 1950 pelo Decreto nº 384, em 15/07/1950, funcionou inicialmente na rua Chile, S/N, num prédio alugado pela SEDU – Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo - , no governo de Dr. Carlos Fernandes Monteiro Lindemberg.
Em 1952, foi inaugurada na Av. Brasil S/N , onde passa então a funcionar em sede própria, com o nome de Unidade Escolar “ Professor Cerqueira Lima”.
Seu principal objetivo: atender a crianças da faixa etária de 7 a 14 anos de todo o bairro.
Foi a primeira escola estadual do bairro. Em 24/08/1976, foi autorizada a fazer parte do Complexo Escolar de Jardim América, sendo extinto em 1979.
Por esta escola passaram vários diretores, sendo aqui destacado os primeiros desbravadores – Sra Vitalina Lima Costa, que atuou como diretora por 6 meses quando a escola funcionava ainda em prédio alugado na rua Chile.
No prédio novo localizado à AV. Brasil, por época de sua inauguração esteve à frente por 2 meses a Srª Adelaide Freitas, no governo do Sr Jones Santos Neves, logo após a diretora foi a Srª Maria da Penha Nolasco Ferreira.
Na história de nossa escola não poderíamos deixar de registrar algo a respeito de seu patrono, enfocando alguns dados importantes de sua biografia.
Dr. Henrique Alves de Cerqueira Lima, formado em medicina, nasceu na Bahia no dia 02/09/ 1850. Filho do Dr. João Cerqueira Lima e D. Firmina Lemos de Cerqueira Lima, veio para o Espírito Santo, onde desempenhou funções relevantes como: Deputado, Vice – governador do Estado, primeiro diretor da Escola Normal e do Ginásio Espírito Santense (hoje Colégio Estadual), professor de vários estabelecimentos, inclusive do Ateneu. Foi médico da Polícia, do exército e da Prefeitura Municipal de Vitória, foi vereador e presidente da Câmera, diretor do Arquivo Público e da Biblioteca pública Estadual.
Clinicou por muitos anos gratuitamente, prestando serviços a população.
Nossa escola recebeu este nome em homenagem à memória deste ilustre cidadão no dia 1º de setembro de 1950, pelo Srº Governador Carlos Fernandes Monteiro Lindemberg, através de um decreto sendo denominada Grupo escolar Dr. Henrique Alves Cerqueira Lima, mais tarde passou a se chamar E.E.E.F “ Professor Cerqueira Lima” e hoje após sua municipalização que ocorreu em 1º de maio de 2006 passou a se chamar E.M.E.F “ Professor Cerqueira Lima” .

5 comentários:

  1. pow... show de bola este blog...

    so q tem q ser divulgado... muita gente num sabe q existe esse blog.

    parabens a tds q o fizerão pq assim nós alunos podemos aprender um pouco mais da historia dessa escola maravilhosa q é o cerqueria...

    xD

    ResponderExcluir
  2. Ameii este blog,adorei toda história,mais tem q
    falar mais sobre todos os dias

    ResponderExcluir
  3. Gostei de saber mais da Historia dessa escola
    Parabens pelo Blog

    ResponderExcluir
  4. AA amei esse blog, estudo aki no cerqueira e a escola é 10!

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de ver algumas fotos no ano de 2000 eu acho, pois tivemos a comemoração dos 50 anos do colégio e eu participei, e estou querendo ver elas, lembro me que a coordenadora era a vera (vera gorda), ela me ajudou muito, tinha tambem a pedagoga halaá que sempre me ajudava.
    Bom se vocês tiverem esse material, gostaria muito de ter acesso.

    ResponderExcluir

AULA SOBRE O SIST. DIGESTÓRIO NO LAB. DE INFORMÁTICA - CONFIRA:

A aula foi munistrada pela Profª Mariema e como sugestão de atividades, os alunos criaram frases a respeito do assunto:

EXEMPLO DE TEXTOS CRIADOS


TEXTO 01
Sistema Digestivo Acabei de comer uma banana, logo ela será dividida em pedaços e vai passar pelo esôfago depois para o estômago e vai o intestino delgado onde ocorrerá uma separação que encaminhará a parte boa ao sangue e a não necessária, ao intestino grosso transformando-se em fezes.

TEXTO 02
O misto entra pela boca onde é mastigado, rasgado e triturado pelos dentes, e depois vai para esôfago e de lá para o estomago, onde os músculos do estomago vão se contrair, empurrando a pasta para o intestino delgado que levará ao sangue o alimento que precisamos para termos energia e eliminará ao intestino grosso o que não é importante para ser transformado em fezes .